Notícias

BOLETIM INFORMATIVO DO GRUPO DE TRABALHO “ENVELHECIMENTO ATIVO” EM MINAS GERAIS

1 25 de outubro: Formalização dos trabalhos para início das ações para o processo de certificação do município mineiro de Ponte Nova como primeira cidade a aderir ao Programa Amiga da Pessoa Idosa. Participou o prefeito Wagner Mol Guimarães, a Diretora de Atenção ao Idoso do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Silvia Costa, a Coordenadora Geral do GEGOP/CLACSO, Simone Martins, e o representante da UFV-MG, Alair Freitas.

BOLETIM DO PROGRAMA DE GRUPOS DE TRABALHO CLACSO:

Divulgação: Pablo A. Vommaro; Equipe de Gestão Acadêmica: Teresa Arteaga, Ángel Dávila, Giovanny Daza, Rodolfo Gómez e Alessandro Lotti.

1- Edição nº 14 do Boletim Nuestra América XXI – Desafíos y Alternativas, do Grupo de Trabalho Clacso/Crises e Economia Mundial. A publicação está aberta à participação dos outros Gts. Envie contribuições para: gteconomiamundial@gmail.com. Acesse ao Boletim clicando aqui.

2 - Comunicamos que se encontra disponível a Agenda de Atividades dos GTs Clacso durante o mês de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 na página da Clacso

3 - Edição n.2 do Boletim SocializARTE elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Arte antihegemônico e resistência cultural. Link aqui. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Envio de contribuições para: kirenia@fayl.uh.cu

4 - Edição n.1 do Boletim Turismo em Marcha,elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Turismo, economia e território. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Clique aqui para acessar informações. Envio de contribuições para: ptrabajo@yahoo.com.ar

5 - Edição n.3 do Boletim Huellas, elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Latinos en los Estados Unidos. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Clique aqui para acessar informações. Envio de contribuições para: niria@casa.co.cu 

6 - Edição de acesso aberto para a produção La batalla de las ideas en la comunicación científica, elaborada por Redalyc-Uaem e o Grupo de Trabalho Clacso/Mercadorias comuns e acesso aberto. A Clacso e a Redalyc-Uaem promovem um acesso aberto gerenciado como um bem comum da mesma comunidade científica e acadêmica, sem intermediação comercial. Clique aqui para mais informações.

REGISTRO DE ALGUNS EVENTOS DIVULGADOS NESTE SITE

BRASIL

1 - O Primeiro Encontro Virtual de Membros e Coordenações do GEGOP, no dia 10 de maio. O evento teve o objetivo de reunir diversas coordenações e membros do grupo como forma de dar conhecimento sobre as propostas do grupo, de apresentar quem são seus membros, bem como sobre divulgar e discutir as principais informações. Em menos de 1 ano o GEGOP já conta com mais de 70 membros distribuídos na América Latina, na América Central, na África e Península Ibérica. Para o Segundo Encontro Virtual, com data ainda para ser definida, a experiência do Primeiro Encontro ajudou os membros com relação a preparações técnicas necessárias em termos de dispositivos de rede para melhor aproveitamento da conversa. Algumas fotos do evento estão na página do Grupo no Facebook.

2O GEGOP esteve presente no XIII Congreso da Asociación Española de Ciencia Política (AECPA), que aconteceu na Universidad Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela (Galicia, España), entre os dias 20 e 22 de setembro.O GEGOP teve um grupo de trabalho próprio, que foi o GT 5.10 “Participación ciudadana y desigualdad en las ciudades”. O GT foi coordenado pelos pesquisadores Patricia Garcia Espín e Ramon Canal Oliveras. Acesse aqui o enfoque do GT.

3 -O GEGOP também marcou presença com o GT 2 “Transparencia y Gobernanza”no II Congreso Internacional Transparência realizado em Madrid, entre 27 a 29 de setembro de 2017.

PERU:

1 - 35 Congreso Internacional de la Asociación de Estudios Latinoamericanos (LASA), entre os dias 29 de abril e 3 de maio, na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima. Coloquio CLACSO 50 Años e reflexões sobre o futuro de América Latina. Participaram 31 Grupos de Trabalho e Painéis, mesas redondas, conferências, apresentações de livros e uma homenagem ao sociólogo e teórico político peruano Aníbal Quijano.

2 - Entre 2 e 3 de maio, o fórum público “Nuestra América en el nuevo escenario global: los movimientos sociales frente la ofensiva conservadora, la persistencia extractivista y la crisis del progresismo”, na
Universidad Antonio Ruiz de Montoya y Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima.Participaram os Grupos de Trabalho “Ecologia Política e Corpos, Territórios e Resistências”

3 - Apresentação do livro “Naturaleza colonizada: ecología política y minería en América Latina” y Homenaje a Héctor Alimonda”, no dia 3 de maio no salão Gustavo Mohme, Palácio Legislativo de Lima.

4 – O Grupo de Trabalho “Sistema Penal y cambio social” participou do Seminário internacional “Sistema penal y cambios sociales y políticos en América Latina” que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril na Pontificia Universidad Católica del Perú, em Lima.

CHILE:

1 - De 2 a 4 de maio aconteceu o 3 Encontro “Red Iberoamericana Resistencia y Memoria (RIARM)”, na Universidad de Valparaíso, em Valparaíso. Participou o Grupo de Trabalho “Izquierdas latinoamericanas”.

ARGENTINA

1 - O Encontro “Interpelaciones al intelecto público. Métodos co-productivos, instituciones y movimientos sociales” aconteceu no dia 3 de maio na sede do CLACSO, em Buenos Aires. O evento foi co-organizado pelo Grupo de Trabalho “Pensamiento crítico y prácticas emancipatorias”.

2 - Também no dia 4 de maio aconteceu o Encontro “Políticas neoliberales en Argentina hoy: crisis y
desafíos. Diálogos del pensamiento crítico en la Argentina actual”, na
Facultad de Ciencias Económicas, Jurídicas y Sociales (UNSL), em Villa Mercedes, San Luis.

3 - As “Jornadas Nacionales” sobre a “Política educativa, sindicalismo y trabajo docente” aconteceu no dia 4 de maio na Facultad de Humanidades, Artes y Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Entre Ríos, em Entre Ríos. Participou o Grupo de Trabalho “Políticas educativas y derecho a la educación”.

4 - 3° Congreso Internacional de Estudios Urbanos / Urbared-Mundo Urbano, onde foram discutidas questões relativas a situação e as perspectivas do habitar na Argentina e na América Latina, entre os dias 4 e 6 de abril de 2017

BOLSAS 2017

1Aberta convocatória de bolsas de estudos da Fundação Carolina para interessados em estudar na Espanha.

2 – Para estudantes de graduação, pós-graduação ou MBA, oportunidade do Programa Orange Tulip Scholarships que oferece anualmente bolsas de estudos para brasileiros na Holanda. Inscrições abertas para o ano letivo de 2017.

REVISTAS/BOLETINS com participação do GEGOP

1 - Série “Gigapp Estudios/Working Papers” e XIII SAAP, VIII Gigapp e XXVII CLAD.

O GEGOP/CLACSO esteve em 2017 presente com painéis e trabalhos no XIII Congresso Nacional de Ciência Política da Sociedade Argentina de Análise Politica (SAAP), em Buenos Aires (Argentina), no XIII Congresso Espanhol de Ciência Política e Administração, em Santiago de Compostela (Galicia), no VIII GIGAPP e no XXII Congresso da CLAD – os dois últimos em Madrid (Espanha).O Gegop apresentou trabalho no GT-2017-11 -Grupo Especial: Espacios deliberativos, Gobernanza y Gestión de Políticas Públicas, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-11, no GT-2017-32 – Gobernanza y Participación Social en la Administración Pública, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-32;  e no GT-2017-43 – Desenhos institucionais para o controle cidadão e a ação pública na América Latina: uma análise dos espaços de diálogo e decisão na relação Estado, Sociedade e Mercado, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-43.

O Gegop também publicou de número especial na Revista GIGAPP Working Papers para contemplar o número monográfico do GEGOP-CLACSO sob o título: “Espacios deliberativos, Gobernanza y Gestión de Políticas Públicas”. A referida edição da revista foi composta por papers dos três painéis/GTs, acima mencionados. Clique aqui para ver a publicação!

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress