Informativo

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016-2017

Período: Setembro de 2016 a Novembro de 2017

SETEMBRO 2016:

20/set – Divulgação do resultado do Edital Clacso. Início dos trabalhos do Gegop.

21/set – Reunião com os pesquisadores da Universidad Autonoma de Manizales para apresentar a proposta de trabalho enviada ao Clacso e para ampliar a rede de colaboradores na Colômbia.

26/set – Início dos contatos com o Clacso, em busca de orientações para a organização do grupo de trabalho e início de contatos com as instituições promotoras (UFV, Gigapp e IGOP) para obter informações sobre apoio, expectativas em termos de metodologias de trabalho e de resultados.

OUTUBRO 2016:

3 a 5/out – Reunião com o IGOP – Instituto de Governo e Políticas Públicas, instituição promotora, para obter informações sobre apoio, expectativas em termos de metodologias de trabalho e de resultados. Nesta reunião, que contou com a presença de 9 pessoas (entre as quais Quim Burgué, Carolina Muñoz, Ramon Canal e Simone Martins), foi consensual a decisão de elaborar uma “encuesta” para conhecer melhor os membros que compõem o grupo, assim como as suas expectativas em relação a ele. O IGOP se comprometeu a apoiar as ações do grupo e incluir em sua página um link para difusão do conhecimento gerado pelo grupo. Além disso, foi reafirmada a necessidade de se criar um regimento interno e definir uma estrutura para tornar possível o funcionamento em rede. Também ocorreu neste período a I Reunião do Gegop, com os membros que estavam participando do VII Congreso Internacional em Gobierno, Administración y Políticas Públicas. O pequeno grupo composto por 9 integrantes (Ivan Beck, Carmen Pineda, Quim Brugue, Marco Antonio, Ramon Canal, Carolina Muñoz, Alejandra Peña, Simone Martins e Constantino Villarroel) iniciou os trabalhos agendando uma reunião com os coordenadores do Gigapp e com coordenadores de grupos de trabalhos do Clacso. Também aconteceu a I Reunião do Gegop com os coordenadores do Gigapp. O Objetivo foi compreender como o Gigapp poderá apoiar o nosso grupo nas implementações das ações. Nesta data foi assumido pelo Gigapp o compromisso em permitir e apoiar a realização do nosso encontro durante os congressos Gigapp, abrir um espaço no site do Gigapp para divulgar o novo grupo e apoiar as publicações do grupo. Na mesma data foi realizada uma reunião com o Ernesto, que dispõe de experiência em coordenações de grupos de trabalho Clacso. Nesta reunião foi decido que o grupo participaria do III Encontro Internacional de Participação Social, Democracia e Políticas Públicas, a se realizar em Vitória-ES, no período de 30 de maio a 02 de junho. Também ficou decido que seria realizado no Brasil o I Encontro presencial do grupo.

5 a 6/out – Reunião com a Gilda Cardodo, em Barcelona – Espanha, para discutir a proposta de regimento para o Grupo. Reunião com o Ramon Canal, em Barcelona – Espanha, para discutir a proposta de Encuesta a ser encaminhada aos membros do grupo.

13/out – Reunião com o pró-reitor e assessores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da Universidade Federal de Viçosa, que é uma instituição promotora do grupo. O objetivo foi apresentar a proposta e compreender as formas de apoio possíveis. A PPG/UFV se comprometeu a apoiar eventos do grupo a se realizarem em Viçosa-MG. A disponibilizar a estrutura administrativa para auxiliar os nossos trabalhos. Também a certificar o grupo junto ao CNPq.

14/out – Início dos trabalhos para certificação do grupo junto ao CNPq. Reuniões com os demais membros do grupo que estão vinculados a Universidade Federal de Viçosa – UFV, para esclarecimentos sobre a proposta de trabalho e sobre as ações até então desenvolvidas e para dialogar sobre os canais e as formas de comunicação a serem estabelecidas pelo grupo.

17/out – Foi encaminhada a primeira mensagem para informar a todos os membros sobre as primeiras reuniões/ações realizadas e das sinalizações de apoio em relação das instituições promotoras; para disponibilizar a primeira proposta de regimento e solicitar críticas e sugestões; para solicitar o preenchimento das “encuestas”.

18/out – Realizada reunião junto com o presidente e diretores da Fundação Arthur Bernardes – Funarbe, para buscar apoio no sentido de auxiliar o grupo na captação de recursos para a realização das suas atividades.Desde esta data uma equipe da Funarbe trabalha no sentido de identificar editais que possam ser de interesse do grupo e encaminhar por email.

21/out – Definição do nome do grupo. Passamos então a chamar o Grupo de Trabalho Espaços Deliberativos e Governança Pública de Gegop-Clacso. Apresentação da proposta do Gegop-Clacso para o Colegiado do Departamento de Administração e Contabilidade, da Universidade Federal de Viçosa.

24-31/out – Certificação do Gegop junto ao CNPq. Fim do prazo para recebimento das Encuestas. Início da fase de avaliação das encuestas e apresentação de uma estrutura e plano de trabalho para todos os membros do grupo.

NOVEMBRO 2016:

03/nov – Criação do email para o Gegop-Clacso, sendo gegop@ufv.br

05/nov – Apresentação dos resultados das Encuestas para todos os membros Gegop. Foram recebidas 47 respostas de 21 instituições de ensino ou pesquisa que se encontram instituídas nos 8 países membros. Notou-se que 33 participantes possuem experiências em linhas de pesquisa relacionadas com as do grupo, 30 participam de outros grupos de pesquisa e 24 possuem projetos com a mesma temática do grupo. Além disso, 15 membros de nossa equipe se encontram inseridos em conselho editorial de publicação acadêmica. As informações extraídas das “encuestas” confirmam o potencial do grupo de trabalho para contribuir com o fortalecimento de pesquisas relativas às temáticas: Espaços Deliberativos e Governança Pública. Nesta mesma data também finalizou o processo de construção do regimento Interno e da estrutura para o Gegop. Composição das Coordenações, atendendo as sugestões apresentadas nas encuestas.

07/nov – Foi criada a página web www.gegop.ufv.br , ficando sob responsabilidade da Comissão Coordenadora de Articulação e Difusão Institucional – CADI-Gegop a a sua manutenção.

10/nov – Reunião com o Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD – UFV, para buscar apoio na criação de uma plataforma virtual para manter o grupo integrado, neste trabalho em rede. A CEAD não só concedeu o apoio requerido, permitindo a utilização da plataforma PVANet, como também passou a fazer parte do grupo, na pessoa da Diretora Silvane Gomes.

11/nov – Foi criada a plataforma Gegop via PVANet e o grupo passou a contar com um espaço virtual para depositar os seus documentos e seguir em interação direta.

24/nov – Realizada a aula aberta da disciplina de Tópicos Especiais em Administração Pública com o tema: Participação Social: Avanços e Desafios. A aula aconteceu na sala de conferências do Departamento de Administração e Contabilidade – DAD, da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – Minas Gerais, Brasil, onde representantes de Instituições Participativas fizeram exposições das experiências por eles vivenciadas. Foi uma oportunidade para troca de experiências e para apresentar o Gegop-Clacso para o público de pós-graduandos e Cidadãos.

30/nov – Criação do grupo no facebook

DEZEMBRO 2016:

01 a 30/dez - A partir do dia 01 de novembro, foi definido que o Gegop irá funcionar de forma mais horizontal possível e que embora seja composto por uma coordenação geral, 3 coordenações específicas (Pesquisa, Educação e Cidadania e Articulação e Difusão Institucional) e as Coordenações Locais em cada país membro (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Moçambique), será garantida a autonomia de cada membro para atuar de forma propositiva. Durante o mês de novembro foram trocadas informações, realizadas reuniões virtuais com o objetivo de construir o plano de trabalho do Gegop, ficando a cargo de cada coordenação induzir este processo. Este foi um processo longo, de idas e vindas, e durou mais de 2 meses. O processo foi concluído somente no final do mês de janeiro de 2017. Reuniões virtuais e presenciais para discutir a elaboração da proposta de trabalho e para a composição das equipes de trabalho.

JANEIRO 2017

18/jan – Continuidade do processo de discussão das propostas de trabalho. Início do processo de atualização cadastral junto ao Clacso e junto ao CNPq, principalmente para incluir oficialmente os membros que se integraram após a aprovação da proposta via Clacso.

29/jan – Apresentação dos planos de trabalhos, elaborados pelas comissões coordenadoras e coordenações locais em observância as disposições constantes no regimento do Gegop/Clacso e os termos da 8ª. Convocatória Clacso, para apreciação de todos os membros do grupo. Foi estabelecido o prazo até 01 de fevereiro para recebimento de críticas e de sugestões de alterações.

FEVEREIRO 2017

3-7/fev – Divulgação do plano de trabalho Gegop-Clacso, ajustado para atender as sugestões recebidas. I Reunião Presencial da CADI-Gegop, em Ouro Preto – MG – Brasil. Definição da data para a realização do I Encontro Virtual do Gegop-Clacso. Disponibilização dos planos de trabalho Gegop-Clacso. Início as ações. Iniciaremos as atividades convidando os membros a depositarem no GEGOP as suas produções e os seus trabalhos que se encontram em andamento.

MARÇO 2017

7/mar – Elaboração e apresentação da proposta de painel para inclusão do Gegop-Clacso no XIII congreso de la Asociación Española de Ciencia Política (AECPA). A proposta foi elaborada pela CoPE-Gegop, sendo o painel coordenado por Patrícia e Ramon Canal, intitulado: Participación ciudadana y desigualdad em las ciudades. Nesta data foi realizada a comunicação aos membros Gegop-Clacso e enviada a solicitação de envio de trabalho para compor o referido painel.

19/mar – Apresentação de uma proposta de painel intitulado: Espacios deliberativos, Gobernanza y Gestión Políticas públicas, para compor os grupos de trabalho do Gigapp 2017. Esta proposta foi elaborada por Carolina Muñoz, membro da Comissão Coordenadora de Pesquisa – CoPE.

24, 25 e 27/mar – Reunião virtual da CoPE – Comissão Coordenadora de Pesquisa.Foi dado o início dos trabalhos de composição da agenda para o ano de 2017 e de elaboração de editais para edição de números monográficos. Apresentação da proposta de um número monográfico para acolher os trabalhos a serem apresentados no painel do GT do Gegop- Clacso, no Gigapp 2017. Proposta elaborada por Carmen Pineda Nebot. Realizada a II Reunião Presencial do CADI-Gegop. O objetivo da reunião foi avaliar os trabalhos e definir ações para manter a interação entre os membros do grupo e definir estratégias para o I Encontro Virtual.

ABRIL 2017

1 e 3/abr – Elaboração da proposta de Boletín Informativo para ser apresentada aos GTs que compõem o campo temático Clacso Estado e Políticas Públicas. Reunião virtual com a Clacso.

MAIO 2017

10/mai - I Encontro Virtual do Gegop-Clacso. Objetivo possibilitar a integração entre os membros e apresentação das propostas de trabalho e esclarecimentos sobre as propostas apresentadas. Lançamento da Marca (Identidade Visual) do Gegop-Clacso. Apresentação do programa de trabalho Gegop-Clacso. No referido encontro, além da oportunidade de nos conhecermos, foi apresentada a atual composição do grupo, seus meios de comunicação e a agenda de trabalho até então constituída. Definições: a) Proposta de Boletim para o campo temático Clacso/Estado e Políticas Públicas; b) Aprovação de painéis em 5 eventos internacionais; c) Chamada para dossiê “Espaços Deliberativos: panorama sobre as experiências participativas e cidadãs”, Revista de Ciências Humanas da UFV; d) Aprovação de 4 números especiais monográficos em revistas/periódicos brasileiros e estrangeiros; e) Preparação de 2 números especiais monográficos em revistas/periódicos brasileiros e estrangeiros; f) Confirmação da data e local do I Encontro Presencial Gegop em Madrid, dia 25 de setembro; g) Confirmação do Encontro Regional em Vitória/ES no dia 31 de maio. Além disso, foi lançada a nossa MARCA VISUAL e solicitamos a todos que a utilizem em suas exposições acadêmicas. Para melhor compreender a marca, a Cead preparou um vídeo que está disponível no link (clique aqui). Além da marca, apresentamos os nossos canais de comunicação, sendo: página web www.gegop.ufv.br, a nossa página no Facebook, no PVANet (cujas instruções para acesso se encontram disponíveis na página web) e, ainda, o nosso registro junto ao CNPq (clique aqui). Dentre os encaminhamentos, solicitamos a todos que contribuam com esta agenda de trabalho participando dando ampla divulgação as nossas ações, com envio de publicações para os números monográficos (dossiês) aprovados, atuando como revisores científicos dos dossiês, apresentando propostas de projetos a serem desenvolvidos em perspectivas comparadas, alimentando as páginas web e facebook com encaminhando de assuntos que possam interessar aos membros do grupo, contribuindo para a elaboração da nossa biblioteca, comunicando sobre as suas produções individuais, etc, lembrando que buscamos trabalhar de maneira mais horizontal possível. Diversos painéis propostos pelo Gegop/Clacso aprovados em eventos nacionais e internacionais (vide “Agenda de Eventos”).

30/mai - Participação de membros do Gegop-Clacso no III Encontro de Participação. I Reunião de trabalho com os membros da região Sudeste do Brasil. A reunião será realizada durante o III Encontro Internacional de Participação Social, Democracia e Políticas Públicas.

JUNHO 2017

1/jun – Mesa redonda – Debate sobre Experiências de Participação Cidadã entre Espanha e Brasil. O grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, em parceria com o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes), ambos do Centro de Educação da Ufes, realizaram nesta quinta-feira, dia 1º, um debate com o tema: “Participação Cidadã e Governança Pública: um panorama das experiências da Espanha e do Brasil”. O evento aconteceu no auditório do prédio IC–IV, campus de goiabeiras, e teve como objetivo discutir conceitos e temáticas fundamentais para a participação cidadã e modelos de governança entre as experiências desenvolvidas no Brasil e Espanha, em diferentes políticas sociais. Segundo os organizadores, a  proposta foi, também, refletir sobre o direito à educação como direito social e experiências dessas políticas públicas nesses países. O debate contou com a presença das professoras e pesquisadoras Carmen Pineda, da Universidad Autonoma de Madrid (UAM); Simone Martins, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do Grupo de Trabalho CLASCO Espaços Deliberativos e Governança Pública (GEGOP); e Gilda Cardoso, da UFES.

JULHO 2017

13 e 14/jul – Realização do 5º Encontro de Arte/Educação de Ouro Preto/MG, em parceria com o Gegop-Clacso, no Centro de Convenções UFOP – Ouro Preto. Apresentação da palestra: Interagir para Fortalecer: O Envelhecimento Ativo através das Ações Culturais Relatando Vivências. Reunião Gegop na Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar o Gegop e estabelecer parcerias. Aprovação do dossiê GEGOP/CLACSO “Políticas Públicas e Participação Social” junto à Revista Perspectivas em Políticas Públicas, com prazo de submissão de trabalhos até 30 de novembro.

AGOSTO 2017

2 a 8/ago – Participação do Gegop-Clacso, com apresentação de painel, no XIII Congreso Nacional de Ciencia Política de la Sociedad Argentina de Análisis Político (SAAP) – Argentina. Visita a sede do Clacso e reunião com Rodolfo. Gegop participa de reunião na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, para apresentar as experiências da implementação do Programa Ações para o Envelhecimento Ativo, desenvolvido no âmbito da CoEC, e colaborar com as discussões durante a oficina Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo, organizada pelo Ministério de Desenvolvimento Nacional, que reuniu gestores públicos e representantes de organizações especializadas.

14/ago - Reunião Gegop na Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira, com o objetivo de apresentar o Gegop e estabelecer parcerias. Aprovação do dossiê GEGOP/CLACSO Federalismo, Políticas Educacionais e Participação Social, em parceria com o grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais PPGE/UFES, junto à Revista Research, Society and Development, com prazo de submissão de trabalhos até 15 de dezembro de 2017.

SETEMBRO 2017

20 a 22/set – Participação do Gegop-Clacso no XIII Congreso Español de Ciencia Política y de la Administración, en Santiago de Compostela (Galicia) – España. Durante o evento será divulgada a chamada para a composição do Número Monográfico sobre Participação e Desigualdades.

25 a 29/set – Encontro Presencial do Gegop-Clacso, em Madrid-Espanha. Participação do Gegop-Clacso, com apresentação de painel, no VIII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP 2017) – Madrid – España. Participação do Gegop-Clacso, com apresentação de painel, no II Congreso Internacional Transparencia, Madrid – España.

OUTUBRO 2017

9/out – Realizado o IV Encontro Regional do Grupo de Trabalho Clacso: Espaços Deliberativos e Governança Pública – PUC Minas/UFV/UFMG/UEMG. O encontro foi conduzido por Simone Martins, Ivan Beck Ckagnazaroff, Bruno Vasconcelos e Armindo Teodósico e contou com a presença de professores e pesquisadores das áreas de políticas e gestão pública e participação social. Foram discutidas possibilidades de pesquisa, produção de conhecimento e publicação em parceria sobre temas relacionados à Gestão Pública.

16/out - Segunda reunião presencial do Gegop-Clacso na Colômbia, na Univsersidad Autonoma de Manizales – Manizales. Objetivo: Apresentação de Perspectivas, ampliação da rede.

25/out – Formalização de Parceria entre a UFV e a Prefeitura de Ponte Nova para cooperação técnica com fins de certificação da cidade como amiga da pessoa idosa. O acordo é fruto do Programa de Extensão: Ações para o Envelhecimento Ativo, desenvolvido no âmbito da Coordenação de Educação e Cidadania do Gegop. Publicação do dossiê junto ao GIGAPP Estudios Working Papers, com o Número especial intitulado: “Espacios deliberativos, gobernanza y gestión de políticas públicas”,

04/dezReunião em Belo Horizonte, com os pesquisadores em Envelhecimento Ativo, promovido pela Universidade Federal de Viçosa. Últimas atualizações no site gegop

Endereço

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress